Tuesday 21 May 2013

Tio Gaspar


Pois bem, uma pessoa abre a  caixa de e-mail e vê que tem lá qualquer coisa que refere AT – Autoridade Tributária, o suficiente para deixar logo uma pessoa em alerta, depois abrimos o dito cujo, sempre com o coração nas mãos e vai-se a ver e é uma carta de agradecimento pelo meu acto de cidadania??

Ora bolas, antes preferia que me dissessem que estavam a pensar em cortar a bela da taxa extra de solidariedade e a baixar  % de IRS e que necessitavam da minha sábia opinião. Agora assim? Vão mas é meter o mail num lugar onde eu cá sei ...

 

Verificamos que já procedeu à recolha de faturas para o site E-fatura.
Muito obrigado pela sua colaboração.

O seu ato de receber faturas com IVA – que os comerciantes são sempre obrigados a emitir – e de nelas inserir o seu Número de Identificação Fiscal (NIF), garante que elas serão conhecidas pela AT- Autoridade Tributária e Aduaneira. Esse seu ato simples é muito importante para si e para todos nós.

A partir de agora, a AT assegura os procedimentos necessários para que o IVA que pagou nas faturas seja efetivamente entregue ao Estado e cumpra a sua função.

A emissão de fatura significa que o montante que pagou a título de IVA será entregue ao Estado pela empresa que a emitiu, e não será desviado ilicitamente por quem não cumpre a lei. Significa também que os agentes económicos se encontram num mesmo plano concorrencial, evitando assim que os incumpridores possam concorrer de forma desleal com os que, cumprindo, criam emprego e riqueza.

Sempre que compramos um bem ou serviço sujeito a tributação, estamos a pagar o IVA. É por isso que, independentemente de haver ou não lugar a um benefício fiscal, o vendedor é legalmente obrigado a emitir a fatura. Ao emiti-la está a fazer prova de que cumpre as suas obrigações e de que o dinheiro que recebe dos consumidores a título de IVA está em boas mãos – vai ser entregue ao país. Por isso é tão importante o seu gesto de receber sempre a fatura.

Aproveito este momento para lhe manifestar a gratidão da AT, pela sua colaboração neste projeto de cidadania que é o sistema E-fatura.
Com os melhores cumprimentos,
O Diretor-Geral”

 

Porém fico  na dúvida se toda esta graxa é para me sentir melhor, para me levantar o ego, para que eu veja que afinal sou tão boa pessoa e que um dia vou para o céu. Ou se pelo contrário é para que eu veja o quanto sou cabra e ando a tramar a vida aos contribuintes empresários. É que pior que eu só mesmo o José Gomes Ferreira :D

 

Gila

 

No comments:

Post a Comment